6 dicas para limpar a máquina de café expresso

Quem é entusiasta de um bom café, principalmente de espresso, sabe da praticidade de ter uma máquina de qualidade para fazer a própria bebida em casa. A facilidade de “passar” um café a qualquer hora do dia faz com que esse aparelho seja um dos prediletos de lares ao redor do mundo.

Entretanto, para manter a qualidade do café e o bom funcionamento da máquina, seja residencial ou até mesmo profissional, é preciso tomar alguns cuidados.

Para que o seu equipamento não tenha a vida útil prejudicada, hoje, vamos mostrar a você como limpar a máquina de café expresso e garantir uma bebida com qualidade e sabor.

Limpar a máquina de café expresso não é tarefa difícil. Uma rotina simples de higiene e manutenção garante o funcionamento correto do aparelho e assegura as características essenciais de um bom café.

Por isso, se você tem uma máquina em casa, no escritório, ou até mesmo na sua cafeteria, fique atento às 6 dicas a seguir:

1. Faça a primeira limpeza

O que muita gente não sabe é sobre a importância de realizar a limpeza inicial de uma máquina de café expresso.

Antes de utilizá-la pela primeira vez, é importante deixar passar água quente pelos dutos internos do equipamento por, pelo menos, três vezes.

O procedimento é o mesmo que deveria ser feito se você fosse preparar o café!

2. Mantenha uma rotina de higiene diária

Um bom caminho para manter sua máquina funcionando perfeitamente por mais tempo é realizar uma higiene diária do equipamento. Para isso, esvazie a máquina todos os dias após a utilização. Depois, é só deixar a água quente correr pelos compartimentos mais uma vez.

Você também pode realizar uma limpeza no braço da cafeteira com líquidos de limpeza específicos para esse tipo de equipamento. Uma pequena escovinha também pode ser utilizada para eliminar resíduos que permaneçam na máquina.

3. Atente-se para a descalcificação

Uma das etapas mais importantes da limpeza de uma máquina de café expresso chama-se descalcificação. Esse passo retira os resíduos de calcário presentes na água e que ficam acumulados nos compartimentos internos do aparelho.

Se a descalcificação não for feita, os resíduos, como pedaços sólidos de café, podem entupir as peças internas, prejudicando o funcionamento da máquina, ou até mesmo se soltarem e caírem na bebida que vai ser preparada.

Essa limpeza deve ser feita, em média, a cada 500 cafés preparados. Muitas marcas de cafeteiras oferecem produtos específicos para esse processo.

Outra opção é utilizar vinagre ou ácido cítrico, produtos de bom custo-benefício que proporcionam eficiência a essa fase da limpeza.

4. Retire a borra de café

Muitas pessoas, por hábito, mantêm na máquina, por alguns dias, a borra de café gerada após a utilização.

Entretanto, fabricantes indicam que esse material residual seja descartado diariamente, pois, como vimos, pode prejudicar o funcionamento das cafeteiras.

Se a borra permanecer por mais tempo que o indicado dentro do equipamento, ela pode gerar problemas sérios, como, por exemplo, fungos. Portanto, fique atento para fazer a retirada!

5. Faça a limpeza dos filtros

Manter o sistema de filtragem limpo é fundamental para o bom funcionamento de uma máquina de expresso.

Para isso, alguns agentes de limpeza simples, como os já citados vinagre e ácido cítrico, podem colaborar de forma efetiva durante esse procedimento. O indicado é misturar algum desses dois produtos à água quente no depósito de líquido da máquina.

Depois, deve-se deixar a água correr e passar pelo filtro normalmente, como se o café fosse ser feito naquele momento. É preciso ter atenção, caso você opte-se pelo uso do vinagre, pois esse produto pode deixar gosto residual no café por algum tempo.

6. Fique alerta aos sinais de problema

A máquina de café indica com sinais claros quando há problemas de funcionamento provocados por falta de limpeza.

Dutos entupidos, muito vapor produzido, demora para aquecer e até mesmo a produção de muito vapor são sinais de que algo não está correto com o processo de higienização do equipamento.

Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre como limpar a máquina de café expresso, entre em contato com a Take Coffee para saber a melhor forma de lidar com o seu equipamento doméstico ou profissional!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest