6 habilidades necessárias para ser gerente de compras

Você sabe quais são as atribuições de um gerente de compras? Este é um profissional responsável por gerenciar o setor de compras, negociar com fornecedores e clientes, apresentar propostas, assegurar o cumprimento dos prazos e verificar as demandas das áreas para adquirir os insumos necessários.

Dentro da organização, é a pessoa capacitada para garantir que os recursos financeiros e materiais sejam usados conscientemente e sem desperdícios. Sua capacidade analítica identifica oportunidades na aquisição de produtos e na contratação de serviços em busca do uso racional do orçamento.

A seguir, confira 6 habilidades para ser gerente de compras!

1. Ser organizado

O gerente de compras necessita seguir um planejamento para criar uma rotina produtiva de trabalho, manter a documentação da empresa em ordem, delegar tarefas, gerenciar bem sua equipe e dar o follow-up aos parceiros. Como ele atua em várias frentes e interage com os diversos setores da companhia, a organização possibilita a conclusão das suas tarefas com satisfação.

2. Ter um bom relacionamento interpessoal

Espera-se do gerente de compras uma comunicação clara e objetiva, independentemente do meio que será utilizado para transmitir a mensagem. Esse profissional atua como uma ponte entre as necessidades da organização e as soluções dos fornecedores, portanto, necessita do apoio constante de todas as áreas da empresa. Para que suas ações sejam eficientes, é preciso saber dialogar com todos que estão ao redor.

3. Conhecer as estratégias da empresa

Entre as habilidades para ser gerente de compras está o conhecimento em torno das estratégias da empresa. Ele permite focar os próprios métodos de negociação na busca por atingir os objetivos da corporação. Para tal, é fundamental entender como os setores se interligam e como uma falha em um ponto interfere em outro. Por fim, deve-se alinhar isso com as metas da empresa para se tomar as melhores decisões.

4. Saber negociar

A negociação é o tipo de habilidade que precisa ser aprendida por quem deseja ser um gerente de compras de sucesso. Por trás dela, existem técnicas e um quê de psicologia. Uma simples nuance de comportamento pode fazer a diferença durante a negociação. Em uma situação de compra complexa, quando há várias rodadas para negociar, o autocontrole e a boa capacidade de observação são essenciais para atingir o resultado esperado.

5. Ter uma boa noção de cálculos

O gerente de compras precisa ter uma boa noção de cálculos, das regras básicas da matemática financeira até a capacidade de analisar a relação custo–benefício presente nas transações. Como a matemática é exata, as decisões do gerente precisam ser tomadas com base em dados reais.

6. Estar em constante atualização

Outra habilidade para ser gerente de compras é estar em busca de constante atualização. Esse profissional precisa saber o que acontece dentro e fora no mercado no qual a empresa atua. A participação em feiras, eventos, curso e palestras é fundamental para criar um bom relacionamento entre o mercado e a companhia, possibilitando a identificação de oportunidades que levem novidades para a empresa, ajudem a otimizar custos e deixem os funcionários mais produtivos.

Estas são as principais habilidades para ser gerente de compras. Você se identificou com elas? Deixe o seu comentário a seguir e conte-nos sobre àquelas que precisa desenvolver mais!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest