6 verdades e mitos sobre o café que desvendamos para você

Mais do que uma paixão nacional, o café está atrelado às raízes da cultura deste país. Presente em muitos lares brasileiros, ele ajuda a despertar, a unir amigos e a aliviar a tensão causada pelo estresse. Existem, no entanto, verdades e mitos sobre o café que fazem as pessoas terem dúvidas quanto aos benefícios dessa bebida.

Diante disso, trouxemos, no post de hoje, alguns desses principais mitos e verdades desvendados. Continue a leitura e descubra fatos interessantes sobre a sua bebida preferida. Vamos lá?

1. Tomar café emagrece

Mito. Muito embora a cafeína ajude a acelerar o metabolismo, o que contribui para a queima de gordura, a bebida por si só não funciona como uma fórmula mágica de emagrecimento.

Se a finalidade é perder peso, além da ingestão do café, é importante que você siga uma dieta balanceada e pratique exercícios físicos regularmente.

2. A ingestão de medicamentos com café faz mal

Verdade. Os médicos são unânimes ao dizer que medicamentos para qualquer finalidade devem ser ingeridos somente com água e nenhuma outra bebida.

No entanto, mais do que isso, quem está sob tratamento com antidepressivos ou toma remédio para controle da tireoide ou para osteoporose, por exemplo, deve evitar o excesso no consumo de café a qualquer hora do dia, pois a cafeína pode afetar os efeitos dessas medicações.

3. Café em excesso causa dor de cabeça

Mito. Pelo contrário, a cafeína é conhecida por aliviar dores de cabeça leves, podendo ser encontrada, inclusive, na composição de medicamentos para esse fim.

O que ocorre é que, se uma pessoa está habituada a tomar algumas xícaras de café todos os dias, ao simplesmente deixar de consumir a bebida, isso pode causar a dor de cabeça, como efeito de abstinência.

4. A preparação do café influencia na saúde

Verdade. Existem substâncias no café, como o caveol e o cafestol, que elevam o nível de colesterol do organismo, mas a água quente elimina-os parcialmente durante a preparação.

A retenção dos resquícios dessa substância é garantida, porém, somente com o uso dos filtros de papel. Quando utilizado o coador de pano, ou quando o café é feito em máquinas de expresso, esses dois elementos permanecem na bebida.

Sendo assim, entre verdades e mitos sobre o café, é importante ter em mente que quem apresenta colesterol alto deve evitar o excesso daquele cafezinho expresso.

5. O café prejudica o sistema gastrointestinal

Verdade. Tudo em excesso faz mal, com o café isso não é diferente. A cafeína estimula a produção da acidez gástrica, por isso, quem já sofre com problemas de má digestão deve evitar o consumo da bebida.

De qualquer forma, é importante que você evite tomar café de estômago vazio, do contrário, a acidez estimulada pela bebida agirá nas paredes do estômago, na falta de comida para digerir.

6. Criança não pode tomar café

Mito. Dentre as verdades e mitos sobre o café, esse é talvez o que mais causa controvérsia. O fato é que as crianças já ingerem cafeína em outros alimentos, como os refrigerantes à base de cola, alguns achocolatados e chás gelados, sendo assim, não há problema em permitir o consumo da bebida aos pequenos.

É recomendado, porém, que essa ingestão seja moderada — no máximo, duas xícaras por dia — para que não faça mal e nem deixe as crianças agitadas.

E, então, você já conhecia as verdades e mitos sobre o café que selecionamos? Surpreendeu-se com alguma? Deixe seu comentário!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest