Café com cardamomo: conheça os benefícios e aprenda a preparar o seu

Temperos e especiarias, em outros tempos, fizeram o ser humano desenvolver técnicas de navegação e descobrir novas terras. Atualmente, os sabores exóticos e os benefícios trazidos por eles alimentam a criatividade no preparo de pratos e de bebidas. Inclusive a nossa favorita: o café com cardamomo é um bom exemplo dessa mistura perfeita.

Neste post, você vai aprender o preparo dessa bebida incrível, além de conhecer alguns benefícios oferecidos por ela. Quem sabe, ao final da leitura, você resolve fazer uma xícara desse café?

O que é o cardamomo?

Originária da Índia, essa especiaria não deve nada ao seu berço: tem aroma e sabor marcantes, além de propriedades terapêuticas que, cada vez mais, são exploradas no ocidente.

O cardamomo pertence à família do gengibre, mas as partes da planta utilizadas para consumo são as pequenas vagens, recheadas de pequenas sementes superaromáticas, de sabor levemente picante.

Além de ser bastante explorado na culinária em pratos doces e salgados, bem como em bebidas, o cardamomo também tem propriedades terapêuticas. Por essa razão, seu uso como tempero também deve ser moderado.

Como o cardamomo pode ser usado?

A exemplo do açafrão e da baunilha, o cardamomo é um dos temperos mais caros do mundo. No entanto, isso não é um impedimento para seu uso, já que é necessária uma quantidade bem pequena dele para conferir o máximo de sabor às preparações.

As sementes maceradas dão gosto especial a arroz e legumes, além de pudins e bebidas tradicionais, como a indiana lassi, à base de iogurte. Café, chás e até o chocolate quente também se beneficiam bastante do sabor e do aroma dessa especiaria.

Uso terapêutico

Na Índia, é comum mascar cardamomo após as refeições para manter um hálito fresco e branquear os dentes. Além disso, por ter propriedades digestivas, ele ajuda a evitar azia e dores de estômago.

Depois de se popularizar pelo mundo, foram notadas suas propriedades anti-inflamatórias e antitussígenas. E, se não bastassem tantas utilidades, ainda dizem que essas pequenas sementes podem ser afrodisíacas. Não se recomenda, porém, seu uso em excesso, pois pode causar náuseas e vômitos.

Como preparar o café com cardamomo?

Antes de partir para a receita, é bom saber por que o café com cardamomo é uma combinação perfeita, para muito além do sabor: segundo o Ayurveda — conhecimento médico desenvolvido na Índia há mais de 7 mil anos —, o cardamomo neutraliza as toxinas do café. Suas sementes seriam capazes de moderar o efeito estimulante da bebida.

Para usufruir dessa deliciosa mistura, primeiro você precisa macerar os grãos da especiaria para, em seguida, misturar o pó obtido com o café que será coado. Ou, para obter um sabor diferente, misture-o ao café já pronto. Lembre-se apenas de não utilizar mais de um grão por xícara.

Experimente das duas formas para escolher a que mais agrada ao seu paladar. Uma coisa, porém, é certa: o café com cardamomo vai fazer muito bem à sua saúde!

Para receber na sua caixa de e-mail as informações mais interessantes sobre o mundo do café, assine a nossa newsletter!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest