O café não é apenas a segunda bebida mais consumida pelo brasileiro, mas também faz parte da própria história de nosso país. Se hoje o café está presente em cerca de 98% dos lares brasileiros, é de se esperar que logo surjam combinações que se consagrem pelo sabor ou pelo senso de oportunidade.

Algumas opções são café pingado e pão na chapa com manteiga (uma combinação perfeita para começar o dia, com carboidratos, gorduras e uma bebida estimulante) ou café e licores diversos (dando um toque mais vívido à bebida).

Há também como harmonizar café e chocolate. Se você tem receio de fazer essa combinação ou mesmo já experimentou juntar esses dois ícones brasileiros mas não foi feliz, não se preocupe! Ao longo deste texto nós vamos entender um pouco mais sobre as bases das harmonizações e aprender como podemos usar esses princípios para casar um doce incrível com nossa bebida favorita.

Entenda os princípios de harmonização

No mundo da gastronomia, chefs e sommeliers se juntam para montar combinações impecáveis, em que alimentos e bebidas se unem de forma harmoniosa, elevando as melhores características um do outro. É claro que o café não ficaria de fora.

Assim como acontece com vinhos e cervejas, ao harmonizar seu café com alguma comida, é fundamental que se tenha em mente sempre as principais características de ambos, os sabores e aromas mais marcantes.

Assim, procure ter em mente aqueles traços principais do café: amargor, doçura e acidez. Após identificar a intensidade de cada atributo da sua xícara, escolha um chocolate que possua traços que vão equilibrar seu café.

Para o chocolate, vale o mesmo. Quanto maior o percentual de sólidos de cacau, maior será o amargor e mais intenso o sabor do seu chocolate. Assim, chocolate branco e ao leite terão sabor mais suave e cremoso, com mais gordura e açúcar, ao passo que chocolates meio amargos ou amargos terão sabor mais intenso.

Busque o equilíbrio sempre

Quando combinamos café e chocolate, equilíbrio é a palavra de ordem. Imagine combinar um café de torra escura, com notas de amargor mais pronunciadas, e um chocolate com mais de 80% de sólidos de cacau. Nesse caso, teremos uma bebida amarga acompanhada de um alimento amargo e nosso paladar rapidamente ficará saturado.

Uma boa dica é buscar equilibrar cafés de torra mais clara, como um Bourbon Amarelo, a chocolates com maior percentual de cacau, de preferência superior a 70%. Nessa combinação, os sabores intensos e amargos do chocolate encontrarão uma contrapartida suave nas notas adocicadas e na acidez equilibrada do café.

Atente-se a algumas sugestões

Além da combinação acima, algumas sugestões interessantes para harmonizar café e chocolate são:

  • cappuccino e trufas: a cremosidade do leite vaporizado do cappuccino combina muito bem com bombons cremosos e trufados;
  • café expresso e chocolate com baunilha: a força do café expresso bem torrado pode se beneficiar muito do contraste com um chocolate ao leite aromatizado com baunilha;
  • frapê de café e chocolate branco: a suavidade cremosa do frapê de café, com um leve amargor ao final, forma um excelente par com a untuosidade do chocolate branco.

Agora é só escolher sua combinação ideal de café e chocolate e descobrir esse casamento perfeito em sua boca. Se você quiser saber mais sobre o incrível mundo dos cafés, curta nossa página no Facebook e receba materiais incríveis!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest