Pra quem ama o café, sempre é hora de conhecer novos grãos, com seus sabores e aromas diferentes, mas igualmente marcantes, não é verdade? Por falar nisso, já ouviu falar do café kona?

Esse grão recebeu o nome da região do Havaí onde se originou, o distrito de Kona. Próximo aos vulcões Mauna Loa e Hualalai, Kona tem clima e solo propícios para produzir um dos melhores cafés arábica do mundo.

Quer saber mais sobre essa variedade de café? Continue a leitura!

Origem do café kona

As primeiras mudas de café a serem introduzidas em solo havaiano eram provenientes do Brasil, e isso ocorreu em 1825. No entanto, as plantas que deram origem a esse café gourmet eram originárias da Guatemala, e foram introduzidas na região no final do século XIX.

As grandes plantações do grão do tipo arábica encontraram nessa região elevada de solo vulcânico, ensolarada e chuvosa, o ambiente ideal para produzir um café da melhor qualidade.

Qualidade do café kona

Esse café gourmet é considerado um dos mais saborosos do mundo e também está entre os grãos mais caros. É claro que existem bons motivos para isso, tais como:

  • condições de cultivo — o tipo de solo, a altitude e as condições climáticas ideais produzem um grão com sabor incomparável.
  • colheita manual — a mão de obra, nesse caso, também é motivo para que esse café fique mais caro. Somente os frutos totalmente maduros são colhidos, em um processo muito meticuloso. Depois disso, eles são secos naturalmente ao sol.

Devido ao alto valor, dificilmente você vai conseguir comprar o kona puro. Isso é mais fácil se você for ao Havaí e visitar os produtores locais. Mas, se não tiver como fazer essa maravilhosa viagem, também é possível adquiri-lo com importadores especializados.

No entanto, os blends desse café, que devem contar com, pelo menos, 10% do grão kona, permitem que você tenha a experiência dessa bebida de acidez leve a média, sabor encorpado e toque frutado cítrico.

Festival do café kona

Para se ter uma ideia de como esse é um produto importante para a economia e a história do Havaí, anualmente ocorre, no paradisíaco arquipélago, o Festival do Café Kona, evento que conta com degustação da bebida, concurso de receitas, momentos esportivos, concurso de miss, entre outras atrações.

A degustação que ocorre no festival faz parte de uma premiação muito disputada pelos produtores locais, pois um lugar no topo pode significar uma boa elevação no valor do café vencedor, além do consequente aumento das vendas.

Preparo do café kona

Ao adquirir o café kona, o ideal é armazená-lo em vasilhame com fechamento hermético e ao abrigo da luz. Se possível, prefira moer os grãos no momento do preparo e dê preferência ao uso de água mineral, pois o cloro da água da torneira pode interferir no delicado sabor dessa bebida.

Para coar, recomenda-se o filtro de papel ou mesmo a prensa francesa, sempre lembrando de não ferver a água, pois isso também modifica o sabor.

Agora que você já conhece uma das melhores bebidas do mundo, que tal saber um pouco mais sobre o café arábica, grão que originou o café kona? Boa leitura e até a próxima!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest