Como fazer café na prensa francesa?

Como apreciador de uma boa xícara de café, você certamente se interessa por métodos de extração diferentes e sempre procuran a técnica que renderá o melhor café, seja ele filtrado, coado, expresso, moka, turco ou french press. São tantas opções que dá vontade de experimentar uma a uma, não é mesmo?

Sendo assim, preparamos este pequeno tutorial sobre como fazer café na prensa francesa. Acompanhe-nos ao longo deste material e adicione esse método ao seu repertório. Boa leitura!

Origens e características da prensa francesa

O método de extração do café utilizado na prensa francesa consiste em deixar o café em uma infusão com água morna por alguns minutos e, então, empurrar a borra delicadamente para baixo, deixando apenas o líquido na superfície.

Embora essa técnica já estivesse presente nas cozinhas francesas em meados do século XIX, o que deu origem ao seu nome, foi apenas em 1929 que o design que conhecemos hoje foi patenteado pelo italiano Attilio Calimani.

Hoje, a prensa francesa é o método mais utilizado no Reino Unido, e começa a ganhar adeptos no Brasil. Cafeterias em todo o país já oferecem o serviço e algumas até vendem o equipamento necessário e ensinam a seus clientes como fazer café na prensa francesa.

Um dos motivos da popularização do café feito em prensa francesa é a praticidade do método: basta um único utensílio, a prensa. Essa cafeteira pode ser levada em viagens ou para o trabalho, visto que dispensa o uso de filtros de papel ou mesmo de eletricidade.

Como fazer o café na prensa francesa

Abaixo, veja como fazer café na prensa francesa em alguns poucos passos:

  • escalde o interior da cafeteira para que o café permaneça quente por mais tempo;
  • coloque o pó no interior da cafeteira, numa proporção de 8g para cada 100ml de água. É importante que o pó tenha uma moagem mais grossa, pois as moagens finas são indicadas para filtros de papel;
  • aqueça a água sem deixar que ferva e despeje-a na cafeteira: o ideal é que a temperatura esteja entre 80°C e 90°C;
  • mexa com uma colher (dê preferência a utensílios de plástico ou de madeira, para não arranhar a cafeteira) e coloque a tampa com o êmbolo completamente levantado;
  • deixe que o café fique em infusão por no máximo 4 minutos. É importante não deixar que o café fique em contato com a água por muito tempo, para que não se extraia cafeína em excesso, visto que alto teor de cafeína deixará seu café muito amargo;
  • pressione o êmbolo para baixo com delicadeza. Neste momento, o filtro metálico separa o pó de café da infusão, e movimentos muito bruscos podem deixar escapar alguma borra;
  • sirva o café com cuidado, para que não passem sedimentos para a xícara;
  • deixe que a bebida descanse cerca de um minuto para que eventuais resíduos se sedimentem no fundo da xícara;
  • após apreciar seu café, lave a cafeteira com água corrente fria e detergente neutro e deixa-a secar naturalmente.

Agora que você já sabe como fazer café na prensa francesa, que tal conferir nossas dicas para fazer um café perfeito? Aguardamos você!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest