Como identificar os concorrentes da sua empresa?Diante da crise política e econômica que assola o país, muitas empresas estão fechando as portas e, com maior espaço, outras estão surgindo. Nesse cenário, identificar os concorrentes pode ser uma das melhores estratégias de sobrevivência.

As novas empresas chegam cheias de fôlego e com propostas de inovação. Aquelas que resistirem, provavelmente, apresentarão muito mais força no mercado. Mas e a sua empresa, como fica?

Para ajudar você a sobreviver e se destacar, explicaremos como pode mapear os concorrentes da empresa e por que essa tarefa é tão importante. Aproveite!

Por que é tão importante identificar os concorrentes?

Quando você conhece os concorrentes, tem a possibilidade de descobrir os pontos fortes e fracos deles e, ao fazer um comparativo com o seu negócio, enxergará onde tem vantagens, quais são as ameças externas, onde pode melhorar e as oportunidades que existem.

Com essas informações em mãos, poderá traçar planos que visem neutralizar os riscos e ameaças, corrigir as falhas internas, aproveitar melhor as oportunidades e potencializar os pontos fortes do negócio para ele se destacar em meio à concorrência.

Como identificar os concorrentes da sua empresa?

Para identificar os concorrentes você pode adotar três métodos simples, porém práticos e eficientes. Confira abaixo:

1. Pesquise quem vende produtos e serviços similares

O primeiro passo é descobrir os concorrentes diretos e indiretos presentes na região. Essa não é uma tarefa difícil. Basta prestar um pouco mais de atenção aos outdoors, jornais impressos, panfletos que recebe, revistas que lê, comerciais de rádio e de TV e, claro, as redes sociais. Geralmente esses são os meios mais utilizados pelas empresas para a publicidade local.

Aproveite os feriados e fins de semana para programar passeios em locais que dificilmente visita e fique de olho.

Como a internet eliminou fronteiras e aproximou empresas e pessoas, também é um bom lugar para pesquisar. Afinal, empresas distantes também podem ser concorrentes agora. Então, use as ferramentas de busca do Google, por exemplo, para descobrir quais empresas vendem produtos e serviços similares aos seus e, principalmente, se atendem clientes da sua região.

2. Analise os produtos e serviços do concorrente

Ao descobrir os concorrentes, passe por cliente e solicite alguns exemplares dos produtos e serviços para testar e avaliar a qualidade, funcionalidades, resistência, durabilidade, preços praticados, formas e planos de pagamento oferecidos, entrega, etc.

Sendo isso possível ou não, vá além e faça contato com os clientes deles para ter as opiniões de quem usa os produtos e serviços dos concorrentes. Geralmente, esse tipo de feedback é muito valioso, pois entrega informações que nem mesmo os próprios gestores da marca sabiam.

3. Repita o processo na sua empresa

Conduza o mesmo processo que mencionamos em nosso tópico 2 na sua própria empresa para descobrir se os seus produtos e serviços já superam os do concorrente ou se há algo que precisa melhorar.

Se o seu produto ou serviço já for melhor, monitore o mercado para manter essa posição. Caso contrário, planeje ações de melhorias com base em uma análise profunda das operações de compra de materiais, produção e vendas para descobrir o que pode ser aprimorado, colocando a empresa entre as líderes do mercado.

Ao identificar os concorrentes e seguir esses métodos a cada período, construirá um processo de renovação e melhorias contínuo, estabelecerá um diferencial e agregará uma vantagem competitiva forte diante da concorrência, possibilitando ao negócio um crescimento de forma sustentável.

Gostou das dicas sobre como identificar os concorrentes? Aproveite para descobrir também como fazer uma boa pesquisa de mercado e identificar clientes!

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