Conheça mais do delicioso café latte!

Degustar um excelente café preto, seja ele espresso ou coado, é um ritual matinal indispensável para grande parte dos apreciadores da boa xícara. Entretanto, uma das belezas do café é sua grande versatilidade: pode-se misturá-lo com xaropes, chocolate, licores, especiarias e, claro, leite. E foi assim, misturando café e leite, que surgiu o café latte, um dos drinks à base de café mais apreciados em todo o mundo.

Se você está começando a se aventurar pelo mundo dos cafés de qualidade, esta é uma bebida que você precisa experimentar o quanto antes. E se você já não vive sem o seu café com leite de manhã, saiba que o café latte está mais presente na sua rotina do que imagina.

Ao longo deste artigo, vamos conhecer um pouco da história desta combinação icônica, suas características e, claro, como escolher a melhor máquina para preparar seu latte em casa. Confira!

Qual a história do café latte?

O termo café latte vem do italiano e pode ser grafado também cafellatte ou café illatte. De toda forma, significa apenas “café com leite” e indica uma simples mistura entre esses dois ingredientes.

O hábito de tomar o café misturado ao leite está presente nas cozinhas da Europa, com termos como café latte, café au lait e café con leche sendo utilizados domesticamente para designar a mistura.

Entretanto, esses termos só começaram a aparecer em cafés públicos no século XX, sobretudo com a explosão da cultura do café na Itália e no mundo depois da Segunda Guerra Mundial.

Tradicionalmente, os italianos consomem o café latte em casa, no café da manhã, e a bebida é preparada com uma dose de café feita em uma cafeteira italiana do tipo Moka sobre uma porção de leite morno. No auge do verão, não é raro que se prepare o latte com leite gelado.

Cappuccino, café latte ou pingado?

Como vimos, a expressão café latte significa simplesmente “café com leite”. Naturalmente, surge a pergunta: como então o latte se diferencia dos demais cafés com leite?

A resposta está nas proporções. Embora alguns casos se possa, inclusive, acrescentar especiarias à bebida, a grande diferença está nas medidas de café e leite utilizadas, como abaixo:

  • cappuccino — o nome vem da cor da bebida, que lembra o hábito dos monges franciscanos capuchinhos. É preparado com um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma (ou crema) de leite, podendo ser finalizado com canela ou chocolate em pó;
  • café latte — confundido com o cappuccino, é feito com uma medida de espresso e duas de leite quente, finalizado com espuma de leite;
  • pingado — o tradicional pingado das padarias brasileiras, por sua vez, é feito com um “pingo” de café coado em copo americano de leite quente, daí seu nome.

Como escolher uma máquina de café latte?

Embora seja uma bebida simples de preparar, um bom café latte requer alguns cuidados na hora de ser preparado em casa, como a escolha de insumos de qualidade e a compra de uma máquina adequada.

Na hora de escolher a máquina ideal para você, tenha em mente os seguintes pontos:

  • preço — você vai descobrir que, quando falamos de máquinas de café, o céu é o limite. Então, tenha um orçamento em mente e procure o melhor equipamento dentro do seu planejamento;
  • capacidade — máquinas domésticas podem vir com um ou dois bicos, para preparar dois cafés ao mesmo tempo. Se você quer dividir seu latte com alguém, este é um aspecto a ser levado em conta;
  • vaporizador — é impossível fazer um leite cremoso sem um vaporizador, muito menos uma crema adequada para um bom latte. Procure por máquinas que tenham um vaporizador ao lado, para preparar o leite enquanto a máquina tira seu café.

Se você gostou do nosso material sobre café latte e quer saber mais sobre bebidas à base de café, confira nosso artigo com os principais drinks de café e como fazê-los.

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest