Conheça os principais selos de qualidade do café

Certificações existem e fazem-se cada vez mais necessárias para atestar a qualidade de produtos e serviços. Com nossa bebida favorita, não poderia ser diferente: hoje em dia, existe uma grande variedade de selos de qualidade do café, de acordo com os mais variados quesitos.

Neste post, vamos conhecer mais sobre esses selos, o que eles atestam e quais são os requisitos para que estampem os rótulos dos melhores grãos de café. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que são selos de qualidade do café?

Os selos de qualidade nacionais e internacionais que existem no mercado do café atestam a procedência e os padrões de qualidade do produto.

Adquirir um café que ostente um selo desses na embalagem é a garantia de que uma instituição reconhecida e plenamente confiável avaliou aqueles grãos para assegurar que o consumidor vai encontrar ali atributos como pureza, intensidade, sustentabilidade, entre outros.

Selecionamos, a seguir, algumas certificações nacionais e internacionais para que você conheça mais sobre as entidades que as fornecem e também quais são as qualidades avaliadas por elas. Confira:

ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café)

ABIC é a certificadora nacional mais antiga e concede os selos mais conhecidos pela maioria dos consumidores de café. Dentre eles, destacamos os seguintes:

  • Selo de pureza: desde 1989, o Programa Permanente de Controle da Pureza do Café da ABIC concede o Selo de Pureza, que certifica que o produto é puro, sem adulteração ou misturas.

    Reconhecido mundialmente, esse selo foi criado com o objetivo de fomentar o consumo de café por meio da melhoria da qualidade do produto;

  • Certificado de Qualidade: além de garantir que o café foi beneficiado adequadamente, esse selo criado em 2004 assegura a qualidade, classifica e diferencia a bebida em Extra Forte, Tradicional, Superior e Gourmet.
  • Certificado de Sustentabilidade: parte do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, que teve início em 2007, esse selo é único no mundo por assegurar a rastreabilidade do café desde sua produção até a industrialização. Os grãos que recebem esse selo vêm de fazendas sustentáveis, que preservam o meio ambiente e respeitam os produtores.

Certifica Minas

Criado em 2006 pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), entidades ligadas ao governo do estado, o Certifica Minas visa promover o café produzido no estado de Minas Gerais para mercados externos.

O programa garante a adequação das propriedades cafeeiras no que diz respeito às boas práticas de produção e sustentabilidade. Dessa forma, agrega-se valor ao produto.

Certificação Orgânica

Trata-se de uma das mais antigas certificações nacionais, datando de 1990, e atesta que nenhum agrotóxico ou adubo químico foi utilizado na produção dos grãos.

BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association – Cafés Especiais do Brasil)

A associação criada por produtores de café brasileiros ganhou renome internacional ao realizar parcerias com entidades mundiais para fazer concursos de qualidade de café.

selo de qualidade BSCA é concedido desde que a propriedade produza o café cumprindo requisitos ambientais, econômicos e sociais. Depois disso, é feita a análise qualitativa dos grãos, avaliados de forma muito criteriosa por degustadores da entidade.

Rainforest Alliance e UTZ

A certificação Rainforest Alliance não foi criada especialmente para avaliar cafés, mas sim para todo produto agrícola vindo de países tropicais, principalmente no que diz respeito à fauna e à flora locais.

Além disso, para receber a certificação, o produtor deve garantir condições dignas de trabalho e de vida a todos envolvidos na produção, além de ter práticas de produção eficientes.

De maneira semelhante, a UTZ certifica, de acordo com padrões rigorosos, a produção sustentável de café, cacau, chá e castanhas. É por isso que as duas organizações estão passando por processo de fusão para ampliar o alcance de suas ações no mundo.

Para saber se você está consumindo um bom produto, basta procurar qualquer um desses selos de qualidade do café no pacote do seu grão favorito. Caso encontre, pode ficar tranquilo, pois você certamente consumirá um produto de qualidade superior!

Gostou? Para saber mais sobre essa bebida maravilhosa e ficar sempre por dentro de tudo que acontece no mundo do café, curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhum post!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest