Conheça os tipos de filtros de café e como limpá-los

O filtro de café, tão comum nos lares brasileiros, teve origem na Alemanha, no início do século passado.

A senhora Bentz, uma dona de casa descontente com os filtros de pano que eram de difícil limpeza, criou um suporte de latão perfurado no qual seria colocado o papel filtrante. Esse sistema permitia um processo mais rápido e com menos resíduos de pó de café e se mostrou tão eficaz que o utilizamos até hoje.

No entanto, se considerarmos o volume de café a ser coado, a invenção da senhora Bentz pode não ser a melhor pedida na hora de preparar a nossa tão amada bebida. Além disso, diferentes tipos de grãos podem exigir outras formas de preparo.

Continue a leitura para conhecer outros tipos de filtros de café, usados em diferentes coadores ou cafeteiras, e escolha o mais adequado para a sua necessidade.

Coador de vidro ou de cerâmica

No uso doméstico, normalmente o filtro de papel é utilizado em um coador de plástico, que é apropriado para o café “normal” que compramos nos supermercados.

No entanto, quando falamos em grãos diferentes, com moagem e torrefação diferenciadas, o material de que é feito o coador ganha muita importância.

Coadores de vidro ou de cerâmica proporcionam uma bebida com sabor e aroma únicos. Por isso, podem ser uma alternativa mais econômica a uma máquina de espresso, por exemplo.

O método de preparo é o mesmo que se utiliza para os cafés coados em geral, lembrando-se sempre de nunca ferver a água para filtragem e de vertê-la devagar sobre o pó. Isso garante que não haja alterações no sabor da bebida.

Como esses coadores utilizam filtro de papel descartável, após o uso, basta inutilizar o filtro e higienizar as peças de vidro ou cerâmica com água fervente.

Coador de pano

A invenção alemã pode ter facilitado o preparo do café, mas não conseguiu colocar o seu antecessor no esquecimento. O coador de pano ainda tem lugar garantido em muitas casas e traz o aconchego da bebida preparada na roça.

Para garantir que o café coado no coador de pano fique sempre saboroso, alguns cuidados devem ser tomados:

  • antes do 1º uso, deixe o coador curtindo em uma mistura de café e água fervente. Isso vai evitar que sua bebida fique com gosto de pano;
  • após cada uso, lave-o apenas com água e guarde o seu coador na geladeira, dentro de uma vasilha com água;
  • troque o seu coador mensalmente. Além de mais higiênico, isso garante um café sempre saboroso.

Moka

A cafeteira italiana, ou simplesmente moka, já tem o seu uso bem difundido no Brasil e proporciona um café encorpado, comparável aos das máquinas de espresso. Nela, recomenda-se utilizar café com moagem média ou grossa.

A bebida é produzida por uma filtragem sob pressão, que ocorre mediante calor. Por isso, é preciso ter atenção no preparo para que ela não queime. Ao contrário de outros métodos de extração do café, na moka a água é fervida.

Essa cafeteira possui um filtro permanente, de metal, em formato de funil, que deve ser limpo apenas com água fervente, como toda a cafeteira.

Prensa francesa

Como a moka, a prensa francesa produz um café para consumo imediato. Menos utilizada no Brasil, a prensa consiste em uma jarra de vidro que possui um êmbolo preso à tampa. Nesse êmbolo fica o filtro responsável por reter o café, que deve ser de moagem média, a fim de que não escapem grânulos para a bebida final.

O preparo do café na prensa francesa é quase ritualístico. Deve-se escaldar a jarra e o filtro com água fervente e esvaziá-la. Esse processo serve para manter a bebida mais quente, já que o preparo tende a esfriar pouco a pouco o produto final.

Depois, coloca-se o café no fundo da jarra, sobre o qual deposita-se a água quente. Antes de fechar a jarra, é importante mexer suavemente a mistura de água e pó, esperar em torno de 3 minutos para o café decantar e então apertar o êmbolo.

Após o uso, todas as partes, incluindo o filtro, devem ser lavados apenas com água fervente.

Espresso

Sem dúvida, o café espresso é o queridinho dos apreciadores da bebida. Hoje em dia, é fácil ter uma máquina de espresso até mesmo para uso doméstico. Mas, para ter um resultado de cafeteria, é mais que válido seguir as dicas dos especialistas, tanto para o preparo da bebida quanto para a manutenção da máquina.

Para preparar um bom espresso, o café com moagem fina a média deve ser colocado dentro do filtro (a parte destacável da cafeteira) e nivelado — mas nunca apertado.

Conectado à cafeteira, a máquina vai filtrar a bebida a 90 graus e sob pressão, produzindo um café concentrado e de sabor intenso, coberto por uma densa camada de creme cor de avelã. Esse delicioso creme é o indicativo maior de que o café espresso foi bem-feito.

O ideal é limpar o filtro da cafeteira espresso logo após o uso com água fervente. No entanto, muitas vezes e por uma série de fatores, essa limpeza é negligenciada e o filtro se entope. Nesse caso, não há motivo para desespero: você mesmo pode desentupir a máquina e continuar a usufruir do seu querido cafezinho.

Para desentupir a sua cafeteira, deixe o filtro de molho em água fervente e, quando a água estiver morna, esfregue com uma escova macia, eliminando os grãos que estiverem obstruindo a passagem de líquidos. Lembre-se de nunca utilizar esponjas ou detergentes abrasivos na limpeza das peças de sua cafeteira espresso.

Cada estilo de café requer um preparo diferente, com uso de diversos tipos de extração, o que só é possível utilizando filtros específicos a cada fim. Também é importante saber como manter os seus equipamentos para garantir a higiene, a durabilidade e, principalmente, a pureza do sabor dessa bebida.

Esperamos que as nossas dicas permitam que você conheça todos os sabores possíveis pela utilização de diferentes métodos de preparos e tipos de filtros de café.

Gostou deste post e quer que os seus amigos também saibam mais sobre café? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest