Conheça os tipos de moagem de café

O brasileiro é, sem dúvidas, um dos países que mais ama o café. Não por acaso, nós contamos com alguns dos melhores grãos produzidos no planeta. No entanto, nem todo mundo conhece as nuances e detalhes da bebida, que podem ser bem complexas, sutis e interessantes.

Por isso, você não pode deixar de conhecer os tipos de moagem de café. O processo pode ser muito diferente de acordo com o produtor, a preparação e o resultado que se espera no produto final.

Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir e conheça o que é mais indicado para o seu paladar!

Os tipos de moagem

Extra-fina

A moagem extra-fina dos grãos de café é a que é mais utilizada na preparação do café turco, também conhecido como café oriental. Ele é preparado na caçarola turca (ibrik), um recipiente típico em cobre e latão com um cabo longo. Como ele não é coado, é fundamental que o grão seja moído ao máximo.

O pó é, então, misturado com água quente e açúcar e o resultado é um sabor único e extremamente original.

Fina

A moagem fina é um dos tipos de moagem de café mais utilizados. Ela é ideal para as famosas, e cada vez mais populares, máquinas de espresso. Ela possibilita a produção de uma bebida forte, amarga, encorpada e cremosa, no estilo italiano.

Essa espessura específica dos grãos confere uma maior resistência à passada da água quente, realçando o sabor e os aromas da safra colhida. O tempo ideal de preparo oscila, em linhas gerais, entre 25 e 30 segundos.

Média

A moagem média, como o próprio nome já diz, é aquela que está entre a fina e a grossa. É utilizada, sobretudo, na prensa francesa, que deixa os grãos moídos em contato com a água por, no máximo 3 minutos. Tem como intuito principal, conseguir uma bebida mais suave e aromatizada.

Grossa

A moagem grossa é utilizada, principalmente, na cafeteira moka. Ela permite a extração de uma bebida saborosa, forte e encorpada. Os grãos são colocados no filtro, a água sobe e acaba por absorver os sabores e aromas da variedade escolhida.

Os tipos de moinho

Além de saber os tipos de moagem de café, também é interessante conhecer os tipos de moinho, que também têm muita influência sobre o resultado final da bebida. Veja!

O moinho de rebarba

O moinho de rebarba é um que consegue triturar os grãos de uma forma muito mais fina, sendo indicado para o preparo do espresso e do café turco.

Ele possui dois tipos de lâminas: planas e cônicas e as duas possuem uma moagem consistente, apesar da cônica ser mais eficiente, por causar menos atrito e eletricidade estática.

O moinho de lâmina

O moinho de lâmina é o mais econômico e duradouro do mercado. Porém, é preciso ter em mente que sua moagem é menos eficaz que a do moinho de rebarba. O moinho de lâmina é melhor para o preparo do café de filtro, de prensa, de cafeteira e de diversos outros.

Como você pode ver, os diferentes tipos de moagem de café possuem uma grande influência sobre o sabor da bebida que tomamos todos os dias.

Gostou de conhecer os tipos de moagem de café? Gostou do conteúdo? Então, siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos artigos!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest