Descalcificar cafeteira: entenda e aprenda como fazer!

Como ocorre com qualquer outro equipamento, ocasionalmente sua cafeteira também vai precisar de uma manutenção mais minuciosa, além da limpeza feita no dia a dia. A fim de garantir não apenas que o utensílio tenha uma durabilidade muito maior, mas que você sempre tenha a seu dispor uma bebida de alta qualidade, descalcificar cafeteira é fundamental.

Se você nunca tinha ouvido falar sobre esse processo de limpeza mais profunda ou se está buscando informações sobre como prolongar a vida útil de sua cafeteira, acompanhe este texto! Nele, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Por que preciso descalcificar minha cafeteira?

A água que utilizamos em nosso dia a dia, seja para cozinhar, lavar roupas ou preparar café, contém minerais como cálcio e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Relembrando as aulas de química do ensino médio, a concentração desses sais na água é chamada de dureza. Assim, se uma amostra do líquido apresenta uma grande concentração de minerais, dizemos que ele é duro.

Entretanto, quando aquecemos a água, os sais de cálcio e magnésio se soltam e se acumulam nas paredes do recipiente, formando uma fina camada de calcário. Com o passar do tempo, a camada se torna mais firme e mais espessa e começa a afetar o funcionamento dos equipamentos.

Esse acúmulo afeta todos os componentes internos da sua cafeteira, sobretudo aqueles onde a água permanece por mais tempo, como a caldeira. Além disso, alguns componentes começam a ser exigidos mais que o normal — como a bomba de água, gerando ruídos sempre que a máquina é utilizada.

Assim, descalcificar cafeteira periodicamente vai:

  • prolongar a vida útil do seu equipamento;
  • garantir que o café saia sempre na temperatura correta;
  • assegurar que o volume de café na xícara seja sempre o mesmo;
  • fornecer a qualidade máxima ao seu café, com sabor e crema (espuma) perfeitos;
  • diminuir ruídos da máquina;
  • evitar gastos maiores com manutenção.

Como identificar a calcificação?

Embora algumas máquinas de espresso profissionais possuam um dispositivo que informa quando é hora de realizar a descalcificação, existem alguns sintomas aos quais devemos estar atentos, sobretudo quando falamos sobre máquinas de uso doméstico.

Estes sinais são:

  • diminuição da capacidade da caldeira e do volume de café preparado;
  • ruídos quando a máquina é acionada;
  • entupimento em maior ou menor grau;
  • aquecimento da cafeteira.

Outro indicador de calcificação bastante característico é a diminuição da formação da crema no topo do café. Uma bebida perfeita terá uma espuma cremosa e espessa, de cor marrom clara, quase dourada, e sabor adocicado.

Com o acúmulo de calcário no equipamento, a espuma se torna rala e escura, comprometendo a experiência de degustação de um café de qualidade.

Como descalcificar minha cafeteira?

O processo de descalcificação do equipamento se dá por meio do uso de substâncias ácidas em determinadas concentrações. Entretanto, é preciso atentar que cada cafeteira possui características próprias e, portanto, requer um processo de limpeza diferente.

Veremos abaixo como realizar a limpeza dos principais tipos de cafeteira doméstica disponíveis no mercado.

Uso de vinagre

É comum encontrarmos em vários sites na internet a recomendação de uso de vinagre para descalcificar cafeteira. Embora seja uma substância ácida bastante acessível e utilizada na limpeza de diversos artigos domésticos, recomendamos seu uso apenas na descalcificação da cafeteira italiana tipo Moka.

Isso porque as cafeteiras elétricas possuem componentes mais sensíveis que devem ser higienizados de acordo com as especificações do fabricante e utilizando os descalcificantes indicados.

Por ser uma solução de ácido acético, o vinagre não possui o mesmo poder de limpeza que os produtos apropriados, que apresentam os ácidos cítrico e láctico. Além disso, o uso de vinagre em cafeteiras elétricas pode deixar aroma e sabor residuais no equipamento, arruinando seu café.

Cafeteira italiana

Para descalcificar cafeteira tipo Moka, preencha o reservatório de água com uma solução caseira composta por uma parte de vinagre branco e duas partes de água. Depois monte a cafeteira normalmente, sem colocar o pó de café.

Leve a cafeteira ao fogo para que a solução ferva e evapore — como faria com o café —, removendo o acúmulo de calcário de todos os componentes. Depois dessa fervura, esvazie a cafeteira e torne a encher o reservatório, desta vez apenas com água, e repita o procedimento quantas vezes forem necessárias até enxaguá-la completamente.

Cafeteiras Três Corações, Nespresso e Dolce Gusto

Essas cafeteiras possuem um sistema de limpeza muito semelhante. Por isso, tomaremos o exemplo da Três Corações para vermos o processo em maiores detalhes, mas lembre-se: antes de iniciar a descalcificação, leia atentamente o manual de instruções do seu equipamento. Lá você encontrará orientações específicas para cada modelo.

A cafeteira Três Corações possui um sistema que indica quando deve ser feita a descalcificação. A luz indicadora multifunção pisca em cor laranja e a máquina emite três sinais sonoros.

Quando isso acontecer, realize o seguinte processo:

  • desligue a máquina;
  • esvazie e enxágue a gaveta de cápsulas e recipiente de recolhimento de gotas;
  • esvazie o reservatório de água e preencha-o com o descalcificante e mais 750 ml de água;
  • coloque um recipiente de pelo menos 250 ml sob o distribuidor;
  • certifique-se de que a alavanca está abaixada e não há cápsulas na máquina;
  • mantenha as teclas laranja e azul pressionadas e ligue a cafeteira;
  • quando a luz indicadora piscar alternando laranja e vermelho, pressione a tecla azul;
  • a máquina realiza o processo em 5 etapas com um intervalo de 10 minutos entre elas. Durante esse processo, a luz indicadora piscará e os botões não devem ser pressionados. Caso o recipiente encha, esvazie-o;
  • quando terminar, a tecla azul piscará junto com a luz indicadora (vermelho e laranja);
  • enxágue a gaveta de cápsulas, o reservatório de recolhimento de gotas;
  • enxágue o reservatório de água e preencha-o com água potável;
  • pressione o botão azul para o enxágue;
  • a luz indicadora piscará alternadamente (2 vezes vermelho e 2 vezes laranja);
  • ao final do enxágue, as teclas piscam junto com a luz indicadora e a máquina emite um sinal sonoro;
  • encha o reservatório com água potável, esvazie a gaveta de cápsulas usadas e o reservatório de recolhimento de gotas;
  • pressione a tecla azul para encerrar o processo.

Viu como é simples e importante saber descalcificar cafeteira? Agora você pode preservar seu equipamento por muito mais tempo e ter sempre um café excelente à mão. E para fazer a manutenção da sua máquina de café espresso, confira essas dicas que preparamos para você!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest