Entenda a relação entre satisfação do funcionário e produtividade

Você sabe qual é o bem mais precioso em uma empresa? Não é o maquinário, nem a matéria-prima ou as instalações. Apesar de tudo isso ser imprescindível, sem o capital humano — os funcionários — não existe empresa bem-sucedida. E o gestor que entende a relação entre satisfação do funcionário e produtividade garante resultados cada vez melhores e lucros cada vez maiores.

É verdade que a princípio, o colaborador tem como dever — fixado em contrato de trabalho — cumprir a função pela qual foi contratado, de forma satisfatória, afinal recebe seu salário mensal e os benefícios inerentes. Porém há uma diferença sensível e mensurável entre o funcionário que trabalha por dever e aquele colaborador satisfeito e motivado que veste a camisa da empresa.

Entendendo a relação entre satisfação do funcionário e produtividade

Número de faltas reduzido

Um funcionário que trabalha somente motivado pelo salário, não obtendo satisfação pessoal em realizar suas funções, em breve achará meios de se esquivar daquilo que é considerado simplesmente uma obrigação contratual. Dessa forma, os atestados médicos, as saídas antecipadas e os atrasos começarão a aparecer.

O ideal em qualquer equipe é que todos os funcionários estejam presentes, alinhados entre si e cumprindo suas funções pontualmente. Os trabalhadores que se sentem realizados em seu trabalho procuram faltar menos e até mesmo fazem horas extras, já que sentem verdadeira satisfação em suas tarefas.

Trabalho e esforço além do solicitado

Um funcionário que trabalha com satisfação não se contenta em fazer apenas aquilo que foi ordenado. Ele procura meios de realizar com excelência suas tarefas, entregando sempre um serviço superior e buscando constantemente soluções novas para os desafios cotidianos, de modo que tudo flua melhor, com mais eficiência e rapidez.

Ambiente de trabalho agradável

É bem verdade que é dever do gestor procurar fazer com que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível, de modo que todos trabalhem com espírito de cooperação e tranquilidade. Porém, um colaborador insatisfeito e desmotivado frequentemente provoca intrigas entre os colegas, desmotiva os demais com queixas e reclamações e sempre questiona e critica a empresa e os líderes, deixando o ambiente pesado ao seu redor.

Já os funcionários satisfeitos enxergam o verdadeiro propósito do seu trabalho, procurando encorajar e motivar os demais, recebendo instruções com maior presteza e elevando o moral de todos na equipe.

Menor rotatividade do pessoal

A alta rotatividade dos funcionários prejudica a empresa em muitos aspectos:

  • aumenta os gastos com treinamento e integração de novos colaboradores;
  • desfaz equipes entrosadas e integradas entre si, resultando em uma queda na produtividade;
  • desestimula os demais funcionários, pois se alguns solicitam o desligamento da empresa, é porque a firma não está oferecendo motivos que justifiquem a permanência na mesma;
  • causa insegurança na equipe quando funcionários desmotivados e relapsos com seu trabalho são dispensados. Isso porque todos são afetados quando um colega é demitido, mesmo que por justa causa.

Por outro lado, uma empresa que conta com funcionários com maior tempo de casa, experientes e alinhados entre si, que formam uma equipe amigável e entrosada, tornam o empreendimento produtivo e lucrativo. Além do mais, colaboradores realizados em seu local de trabalho raramente pedem demissão ou desejam trabalhar em outro local.

Sendo assim, incentivar a relação entre satisfação do funcionário e produtividade faz toda a diferença nos lucros e resultados de uma empresa. A razão é que nessa relação de ganha-ganha, todos saem felizes.

Você gostou do nosso post e quer saber mais sobre o assunto? Então confira também como aumentar a satisfação dos colaboradores da sua empresa!

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