Entenda como montar um coffee break de sucesso

Coffee break é um termo originário da língua inglesa, que, traduzido para o português, significa ‘pausa para o café’. Ou seja, é uma pequena pausa nas atividades para relaxar. O horário desse intervalo é um dos pontos que definirá como montar um coffee break.

O coffee break é muito utilizado em eventos acadêmicos — palestras e seminários, por exemplo — e em eventos corporativos — reuniões de negócios, celebração de um acontecimento importante dentro da empresa, recepção de um cliente especial etc.

Esse tipo de ocasião costuma ser um momento descontraído, tipicamente para relaxar. Sendo assim, nada mais justo que uma mesa bem elaborada com vários lanches, doces e bebidas.

Que aprender a montar um coffee break de sucesso? Acompanhe nosso post e confira dicas incríveis para arrasar no seu evento. Boa leitura!

Como montar um coffee break?

Para organizar um coffee break, quatro pontos devem ser levados em consideração. São eles: a data e a hora, a quantidade de participantes, o público do evento e o local.

Data e hora

Trata-se de um ponto que deve ser definido com antecedência e muito bem analisado. É a partir daqui que as contratações do serviço serão fechadas. A negociação dos prazos com o buffet deve acontecer com calma para evitar intempéries.

O horário marcado para o evento interferirá no tipo de cardápio. Montar um coffee break servido pela manhã é totalmente diferente de um organizado à tarde. Portanto, não ignore esse ponto!

Quantidade de participantes

Definir a quantidade de participantes é a base para qualquer evento e, para o coffee break, não poderia ser diferente. A empresa que prestará esse serviço já trabalha com uma margem de segurança para que não falte comida ou bebida.

Além da quantidade de participantes, a duração do evento e a possibilidade de reposição do buffet também interferem no serviço da empresa contratada.

Público do evento

Esse ponto é igualmente importante para a organização do coffee break. Conhecer de onde são os convidados é de suma relevância. A partir dessa informação, é possível definir o cardápio.

Lanches à base de frutos do mar, por exemplo, não agradam alguns paladares, por isso, é bom evitar ou colocar poucas opções. Se houver convidados do exterior, vale a pena inserir, como opções, produtos regionais bem típicos do Brasil, como pão de queijo, tapioca, cuscuz, broa de milho, nosso típico café, manga, geleia de cupuaçu, dentre outras delícias.

Local

Nesse tipo de evento, os participantes ficam em pé e circulando, por isso, o local precisa ser grande o suficiente para comportar esse público. Portanto, não é necessário dispor de cadeiras e mesas.

Para o serviço de buffet, o local precisa contar com uma estrutura, como uma cozinha que acomode todas as exigências para a realização do evento.

Caso não tenha uma cozinha no local escolhido, vale a pena montar uma estrutura anexa ao salão do evento, com fornos elétricos para preparar os salgadinhos quentes e refrigeradores para a armazenagem das bebidas geladas.

Se, mesmo assim, não for possível dispor desse espaço, a opção será a entrega da comida. Apenas tenha cuidado quanto à demora. Analise o tempo da entrega, calculando uma pequena margem de atraso, como algum incidente no trânsito, durante o deslocamento.

Como preparar o ambiente para o coffee break?

Assim como explicado anteriormente, o local deve ser grande o suficiente para permitir a circulação dos convidados.

Para comportar as comidas e bebidas, o buffet poderá disponibilizar duas mesas para a organização dos lanches. Nesse caso, podem ser dispostas duas mesas iguais ou uma só com a comida e outra apenas com a bebida.

Caso o evento seja mais refinado, além das mesas, o indicado é contratar garçons para servir os convidados.

O que escolher para o cardápio de comidas e bebidas?

Para montar o cardápio do coffee break, não perca de vista o horário do evento. Você vai escolher o que servir a partir do momento para a pausa.

Cardápio de um coffee break pela manhã

Pela manhã, aposte em alimentos que vão saciar os convidados para que aguentem as atividades ao longo do dia, tais como:

  • biscoitos;
  • ovos mexidos
  • mini sanduíches;
  • petit fours (doces e salgados);
  • frutas típicas da região;
  • cereais.

A bebida indispensável para esse momento do dia é o café, que dará ânimo aos participantes. Uma boa dica é ter variedades da bebida, como o expresso, além de água, chá, leite, sucos e iogurtes, que vão enriquecer a mesa do seu evento.

Cardápio de um coffee break à tarde

Além dos itens elencados para uma pausa pela manhã, você pode acrescentar:

  • salada de frutas;
  • tortas doces;
  • bolos diversos, como fubá, chocolate e recheados;
  • pães frios diversos, com chocolate e creme;
  • sucos mais refrescantes;
  • refrigerantes.

Se for uma tarde mais quente, no entanto, invista em bebidas e lanches mais leves.

Cardápio de um coffee break à noite

O coffee break à noite se aproxima muito dos serviços de um coquetel. Assim, opte por alimentos leves, que facilitem a digestão. Pelo horário, devem ser tirados da mesa os cereais, o leite e o chá.

Sirva salgados, frutas e alguns doces. Para beber, invista em refrigerantes, sucos e água. Se for o perfil dos seus convidados, acrescente também vinhos de boa qualidade, espumantes ou cervejas artesanais.

Como calcular a quantidade para o coffee break?

Algumas pessoas podem ter muita dificuldade nessa parte da organização do coffee break. O buffet responsável pelo seu evento já tem todo esse planejamento, mas vamos ajudá-lo dando dicas gerais da quantidade que deverá ser servida para evitar contratempos ou desperdício. Tome nota:

  • salgados: em média, cinco unidades por pessoa;
  • doces: três porções por convidado;
  • frutas: apenas uma por pessoa;
  • bebidas: aproximadamente 300 ml por convidado.

Quais cuidados devem ser tomados?

Os sucos naturais demandam alguns cuidados. É importante estar atento a esse ponto, já que alguns podem oxidar, como os de uva e os de maçã. A dica é prepará-los na hora de servi-los.

Outros itens que devem receber uma atenção redobrada são os alimentos crus e os laticínios. A temperatura deve ser monitorada para evitar surpresas desagradáveis.

Detalhes importantes tornarão seu coffee break ainda mais especial — os utensílios! Lembre-se de ter copos, guardanapos, pratos e talheres. A dica de ouro é: não utilize materiais descartáveis!

Agora que você já sabe como montar um coffee break, é só colocar as nossas dicas em prática. Se quiser saber mais, siga-nos redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro dos próximos conteúdos. Vamos lá!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest