O que servir em uma cafeteria: dicas de cardápio e harmonização

Os frequentadores de uma cafeteria buscam um ambiente aconchegante e confortável, bom atendimento e, é claro, café de qualidade com uma boa comida para acompanhar.

Mas, afinal, o que servir em uma cafeteria com públicos tão variados e igualmente exigentes? Acompanhe nosso post que daremos ótimas dicas para você montar o cardápio para sua cafeteria.

Como elaborar o cardápio para cafeteria?

Opte por um cardápio reduzido e simples

Com um cardápio enxuto, os clientes não irão perder horas lendo as opções para fazer o pedido. A cafeteria é um ambiente com bastante rotatividade de pessoas, por isso, um cardápio pequeno e bem planejado vai facilitar na hora que o cliente mais apressado for escolher seus produtos.

Tenha um cardápio apropriado para o seu público

Fique atento! Cardápio reduzido não quer dizer cardápio incompleto. Ao elaborar seu menu, tenha opção para atender diferentes públicos. Os produtos da cafeteria precisam satisfazer a clientela.

Para ajudar nesse tópico, é necessário observar a localização da cafeteria. Por exemplo, se for num bairro residencial, tenha opções para crianças também. Agora, se for numa região de escritórios, invista em cafés mais elaborados e utilize os melhores grãos.

O que servir em uma cafeteria de sucesso?

A cafeteria é um ambiente bem democrático, podendo servir refeições rápidas, caldos, biscoitos, salgados, sobremesas e diversos tipos de bebidas, como cafés, sucos e até mesmo bebidas alcoólicas.

Uma boa cafeteria não se destaca apenas por servir café. Invista em cafés especiais, como o cappuccino, espresso, café com chantilly, café gelado, café latte, sem esquecer de bebidas gourmet.

Além de ter uma bebida de qualidade, deve servir comidas que satisfaçam os clientes. Criar um prato exclusivo da casa vai fazer com que os clientes voltem mais vezes. Ter opções de comida gourmet deixará seu ambiente com mais requinte.

Como harmonizar o cardápio de café?

Como já explicamos, o cardápio deve ser curto e simples para facilitar o pedido do cliente. Além disso, ele precisa ser harmônico. Existem duas maneiras para harmonizar o café:

  • Por similaridade: ocorre quando a combinação é feita por ingredientes com caraterísticas semelhantes. Nesse caso, os sabores vão se equilibrar.
  • Por contraste: as principais características dos ingredientes são totalmente opostas. Os dois sabores vão se destacar e um vai complementar o outro.

Confira agora algumas harmonizações para compor o cardápio da sua cafeteria:

Café com bolo de laranja

Por ser uma fruta ácida, combina com um café suave, de baixa intensidade e de baixo amargor. Doces à base de damasco, tangerina ou abacaxi seguem a mesma linha de harmonização.

 Café com queijo minas

Trata-se de uma combinação bem antiga. O salgado do queijo harmoniza-se com o café do tipo Bourbon, equilibrando a acidez presente.

Café com brigadeiro

Um café encorpado, com baixa acidez e notas de cacau harmoniza muito bem com o brigadeiro por similaridade, pois os sabores vão se intensificar quando mesclados.

Agora que descobriu como montar um cardápio e o que servir em uma cafeteria, não deixe de curtir a nossa página no Facebook. Lá você vai encontrar outras dicas e curiosidades sobre café.

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest