Quem lida com produção de café diariamente já sabe como é importante que a bebida esteja sempre com o sabor e o aroma esperados pelo público que não abre mão da sua xícara de cada dia.

Além do cuidado com o preparo, com a qualidade da matéria-prima e todos os processos que envolvem a coagem, outro ponto muito importante pode influenciar de forma considerável o resultado final de um café.

Precisamos conversar sobre manutenção de máquinas de café

Hoje, aqui no blog, vamos mostrar a importância da manutenção de máquinas de café e como é importante que ela esteja entre as suas prioridades na hora de pensar nas decisões gerenciais da sua empresa ou empreendimento.

Com dicas simples, você vai entender quais são os cuidados básicos para manter as máquinas com o funcionamento perfeito e, principalmente, compreender quando você mesmo pode realizar os processos de manutenção e quando contratar uma equipe profissional é a melhor saída.

A importância da manutenção de máquinas de café

Quem trabalha nesta área ou consome muito café sabe como uma boa cafeteira, seja de nível profissional ou amador, é uma ótima companheira na cozinha. Para garantir que ela seja um bem durável, no entanto, é preciso tomar uma série de cuidados que vão desde tarefas simples a outras um pouco mais complicadas e que devem ser realizadas com a orientação de profissionais.

Estas ações, que vão tomar apenas um pouco de tempo da sua rotina ou de sua equipe, vão adicionar anos de vida ao seu aparelho e garantir que o café produzido não sofra alterações de sabor, textura e aroma.

Estabelecendo todo o controle de cuidados, os hábitos de manutenção virarão uma rotina e garantirão um serviço de qualidade e menos prejuízos a longo prazo. Afinal, mesmo no universo do café, prevenir é melhor do que remediar.

Cuidados diários

As cafeteiras, tanto as empresariais quanto as de uso doméstico, podem (e devem!) passar por uma limpeza diária: externa e interna. Esse processo é simples e pode ser feito por você ou por alguém de sua equipe, já que, basicamente, você deverá “passar” um café, sem a presença de grão ou pó.

Sempre após o fim de sua utilização diária, esvazie a máquina e deixe somente a água quente passar por todos os compartimentos internos. Água quente misturada a um líquido de limpeza também pode ser utilizada para realizar a limpeza externa do material.

Para garantir um cuidado ainda maior com o seu equipamento, uma dica interessante é separar uma pequena escova para que resíduos de pó de café sejam retirados dos componentes das máquinas.

Todo esse processo, que dura apenas alguns minutos, vai garantir que o seu café não tenha gosto residual e impurezas.

Descalcificar é preciso

Uma das maiores causas de problemas em máquinas de café é justamente a água. Quando o líquido passa pelos tubos internos do equipamento, ele acaba deixando, também, resíduos de calcário. Esse mesmo problema atinge encanamentos e outros eletrodomésticos, como o chuveiro.

Assim, para evitar o entupimento dos dutos, problemas de perda de temperatura da caldeira ou até mesmo que um pedaço calcificado acabe caindo no café, é preciso realizar um processo chamado de descalcificação.

Cada tipo de máquina, profissional ou doméstica, possui uma instrução específica do fabricante para execução desta manutenção específica. Algumas marcas já possuem, inclusive, produtos de higienização próprios para essa ação.

Muitas pessoas, no entanto, preferem utilizar soluções improvisadas, como ácido cítrico ou vinagre, para dissolver o calcário. Para os especialistas, no entanto, isso reduz a vida útil do seu equipamento.

Esta é uma manutenção que exige um pouco mais de cuidado e, caso você não tenha a certeza de como proceder, é melhor procurar alguma empresa especialista que pode te ajudar com os produtos corretos ou com profissionais para realizar a tarefa.

É importante ressaltar que a maioria dos fabricantes recomenda que a descalcificação de uma cafeteira seja feita, em média, a cada 500 cafés passados.

Cuidados com as peças

Como qualquer outro aparelho eletrônico, uma máquina de café é produzida por dezenas de componentes que, com o tempo, passam a exigir uma atenção especial.

Além de todos os processos de manutenção preventiva e acompanhamento de profissionais que podem evitar problemas no futuro, é preciso, também, observar os sinais que a sua máquina dá ao longo de sua utilização.

Fique atento aos detalhes de funcionamento, como o pouco fluxo de saída de café, produção de vapor em excesso, entupimento e até a demora para aquecer. Tudo isso pode ser provocado por desgastes e problemas de utilização e devem ser resolvidos com o apoio de profissionais.

Além disso, é preciso verificar a necessidade de manutenção de itens como válvulas de segurança, cestas de porta-filtro, tubos, e manter a atenção redobrada para qualquer sinal de mau funcionamento.

Para evitar todos esses casos, é importante ter o acompanhamento ou consultoria constante de uma empresa que preste este tipo de serviço especializado, principalmente no caso de máquinas profissionais ou de cafeterias.

Apoio de um calendário de manutenção

Se você possui uma cafeteira em sua empresa, casa ou no seu café e nunca realizou uma manutenção, não é preciso entrar em pânico. A partir de agora, organize um cronograma que irá facilitar, e muito, a sua rotina de manutenção. Cumprir cada uma das etapas vai garantir que, por muitos anos, sua máquina entregará um ótimo produto.

Dentro desse calendário, estabeleça os cuidados que devem ser feitos diariamente e também os que exigem ações trimestrais, semestrais e anuais. Cada um deles vai fazer com que um compartimento ou peça diferente da sua cafeteira tenha uma maior durabilidade.

Agora que você já sabe da importância da manutenção de máquinas de café e como isso pode ajudar a sua cafeteira a ter uma maior durabilidade, além de garantir a excelência do sabor do produto, é hora de começar a sua rotina de cuidados.

Para garantir que esse trabalho seja feito por profissionais, entre em contato conosco e veja como a Take Coffee pode ajudar na manutenção, reparos e até no treinamento de sua equipe para que todos os processos sejam feitos de forma correta!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest