Saiba como fazer uma boa pesquisa de mercado e identificar clientes

 

Um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer no início do seu negócio — ou até mesmo em uma possível reestruturação — é subestimar a importância de uma boa pesquisa de mercado. Afinal, é ela que ajuda a entender as tendências, o público e as brechas no mercado e pode ser muito útil para direcionar algumas ações estratégicas.

Você sabe o que é e como fazer uma pesquisa de mercado para identificar e entender melhor os seus clientes? No artigo de hoje vamos falar tudo sobre isso! Confira!

 

O que é a pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado — também conhecida como Inteligência de Marketing — é um estudo feito junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor, com o intuito de reunir informações que orientem tomadas de decisões ou resoluções de problemas.

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), a pesquisa de mercado pode ser definida também como: “a coleta sistemática e o registro, a classificação, a análise e a apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações”.

Por que realizar uma pesquisa de mercado

Antes de comprar algo, é comum que os consumidores realizem uma pesquisa de preços antes de decidir — eles procuram conciliar economia e qualidade. Nesse sentido, um empreendedor também deve adotar a pesquisa de mercado como uma ferramenta de descoberta. A partir dela, ele entenderá onde investir em busca do maior retorno.

Com a pesquisa de mercado é possível identificar os desejos e as necessidades de seu público-alvo para, então, adotar estratégias que procurem melhor atendê-lo. Nesse sentido, a partir da pesquisa é possível tomar medidas de precificação, distribuição ou divulgação que atinjam os objetivos traçados.

Quando não se conhece com exatidão o público-alvo do seu negócio, é possível utilizar a pesquisa de mercado como uma ferramenta para cobrir essa lacuna. Ela fornece dados demográficos do seu público — idade, sexo, renda média, entre outros — e dados específicos que também podem ser úteis — costumes de consumo e perfil do cliente.

Conhecer a fundo seu público deve ser, inclusive, o primeiro passo do planejamento de qualquer negócio. A partir dessas informações, várias decisões serão feitas pensando sempre na melhor maneira de atender seu cliente.

Quando não fazer uma pesquisa de mercado

Realizar uma pesquisa de mercado pode ser um grande passo para a sua empresa, mas demandará tempo e investimento. Por isso, é importante delimitar também quando ela não deve ser feita. Isso acontece quando certas decisões ainda não foram tomadas.

Entenda melhor a seguir!

Quando não se tem um objetivo traçado

Pesquisas de mercado devem ser realizadas com um objetivo em mente, seja conhecer a concorrência, otimizar processos, aumentar as vendas por meio de uma aproximação do público ou até mesmo realizar uma precificação correta.

Quando não existe clareza acerca do objetivo que se pretende atingir com a pesquisa de mercado, é melhor pensar duas vezes antes de gastar tempo e dinheiro. Antes de tudo, defina seu objetivo!

Quando não se está preparado para agir

Quando realizamos uma boa pesquisa de mercado, normalmente temos em nossas mãos os dados necessários para tomar decisões que podem mudar o rumo da empresa. No entanto, caso você não esteja pronto para aproveitá-los e agir em prol de mudanças no seu negócio, é melhor não fazer uma pesquisa de mercado.

A sequência de coleta e análise dos dados deve sempre ser finalizada com a tomada de decisão e a execução de ações. Se você pretende parar apenas na análise, reconsidere realizar uma pesquisa de mercado!

Quando não se está pronto para lidar com críticas

Usualmente, pesquisas de mercado vêm acompanhadas de apontamentos e opiniões sobre o seu negócio. O seu principal objetivo é que elas sejam sinceras para que seu negócio possa crescer de maneira correta, certo? Por isso, é preciso estar preparado para lidar com as críticas negativas que surgirão a partir da pesquisa.

Pessoas diferentes possuem percepções diferentes. A partir delas, você deverá saber filtrar o que de fato se aplica para o seu negócio, sem se envolver emocionalmente. Se você não está preparado para receber críticas sobre sua empresa, não faça uma pesquisa de mercado!

Como fazer uma pesquisa de mercado

Com o advento da internet, realizar uma pesquisa ficou muito mais fácil. Existem diversas plataformas que permitem a criação de questionários para serem enviados ao público. Conheça algumas delas!

Survey Monkey

O site Survey Monkey é voltado especificamente para pesquisas e permite duas maneiras de criação de questionários: gratuitamente ou na modalidade paga. Na versão gratuita, é possível criar até 10 perguntas por questionário e obter um máximo de 100 respostas.

Gráficos e tabulação são gerados automaticamente. Na versão paga, que possui pacotes a partir de R$ 299 por ano, o site permite criar e obter formulários e respostas ilimitados, além de realizar o cruzamento de dados.

Google Forms

A plataforma do Google também possui uma ferramenta de pesquisa, na qual é possível criar formulários a serem enviados por e-mail. Nesse caso, apenas as respostas são fornecidas, cabendo ao empreendedor a interpretação e o cruzamento dos dados.

Redes Sociais

Uma alternativa para os sites tradicionais de pesquisa é a utilização das redes sociais. Grupos correlacionados ao seu negócio possuem um público já direcionado. Uma boa opção é buscar autorização junto aos administradores e fazer suas perguntas para os participantes.

Google Trends

O Google Trends é uma ótima ferramenta para quem ainda não tem muitos objetivos definidos e precisa estabelecer bases para a pesquisa. A partir dele, é possível saber o que as pessoas estão pesquisando com maior intensidade, definindo áreas específicas ou comparando termos de pesquisa.

Typeform

Plataforma semelhante ao Survey Monkey e ao Google Forms, o Typeform possui uma interface amigável e customizável. A partir dele, é possível criar formulários atraentes e responsivos para celulares. Assim como o Forms, ele apresenta os dados brutos, mas também cria gráficos. Análises mais profundas dependem de planos pagos.

Realizar uma pesquisa de mercado é essencial quando se pretende conhecer a fundo seu negócio, seu público-alvo e investir com inteligência, buscando sempre um bom retorno. Lembre-se de que é importante definir seus objetivos com antecedência para que você não cometa erros primários e faça pesquisas em vão!

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