Você sabe tudo sobre blends de café? Descubra!

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os blends de café, não é mesmo? Essa é uma técnica que mistura diferentes grãos de café a fim de equalizar todos os sabores, buscando, sempre, tipos que se complementam e não que sejam semelhantes entre si.

Além disso, é uma maneira de criar novos sabores da bebida e de padronizar grandes quantidades comercializadas. Se você tem interesse no assunto, continue com essa leitura!

Afinal, o que são blends de café?

Os blends de café são misturas feitas com diferentes grãos. Ela pode acontecer de acordo com a variedade do insumo, dos locais produzidos ou, até mesmo, das espécies, como é o caso da junção do café robusta com o arábica.

O blend não acontece, necessariamente, com partes iguais de todos os produtos presentes. Pelo contrário, pode ser encontrado desde duas misturas, até mesmo dezenas, desde que todos os grãos sejam torrados separadamente e só depois sejam misturados.

Como é feita a mistura do café?

A preparação dos blends deve obedecer a uma série de etapas para garantir que, assim, o resultado final seja o melhor possível. O primeiro passo está diretamente ligado à escolha dos grãos e, especialmente, à necessidade de conhecer o café.

Existem, basicamente, dois estilos com características distintas, que dão origem a inúmeras variedades:

  • Os grãos robusta, normalmente fortes e intensos, utilizados para produzir cafés de qualidade inferior e também os instantâneos;
  • os grãos arábica, que possuem maior qualidade, com aroma intenso e leve sabor de caramelo.

Depois da colheita, a torra é o segundo passo fundamental. Entre as variedades escolhidas, a torrefação deve ser feita individualmente e, de preferência, com grãos dos mesmos tamanhos, já que cada um tem uma torra específica. Essa etapa é importante para deixar o produto seco e caramelizado, evidenciando o sabor, a doçura, a acidez e os aromas, além de torná-lo mais autêntico.

A terceira e, basicamente, última etapa está relacionada ao processo de arrefecimento dos grãos, que deve ser feito rapidamente para deixá-los bem perfumados e prontos para a mistura, ou seja, o blend.

Quais são os critérios usados?

Quanto mais leves forem as torras, mais suave será o café. Por isso, é comum combinar os resultados de uma torra média com uma torra escura, conseguindo, assim, misturas únicas, saborosas, de intensidade uniforme e com uma visível complexidade.

É fundamental citar que, depois de misturados, os grãos devem ser consumidos em até 15 dias. Outro detalhe, é que eles devem ser armazenados em um recipiente tampado, para não secar, oxidar e nem perder as suas características. Lembre-se de que a bebida feita a partir do grão moído na hora é muito mais aromática e saborosa.

Qual é a importância do blend?

A maior importância de um blend está, justamente, na capacidade de juntar harmoniosamente aromas e sabores, evidenciando o melhor de cada grão, complementando as características da bebida e deixando-a com um único padrão, especialmente quando produzida em grandes quantidades.

Além disso, é através do blend que novos tipos podem surgir com suas peculiaridades, envolvendo dulçor, acidez, tonalidade, aroma e sabor. Hoje em dia, é possível adicionar, inclusive, outros produtos que vão oferecer um toque diferente para o café, como baunilha, avelã e amêndoas.

Não se esqueça de que essa é uma maneira para aguçar ainda mais as suas sensações gustativas e olfativas e, por isso, dê preferência para a bebida que pode ser feita na hora, seja em uma reunião importante de trabalho, na empresa, em uma sala de espera ou em sua própria casa.

Agora, que você já sabe tudo sobre os blends de café, qual o seu preferido? Compartilhe conosco nos comentários!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest