Você sabia que o café é bom para a memória?

Na cultura alimentar do brasileiro, o café ocupa um lugar todo especial, sendo a segunda bebida mais consumida no país, atrás somente da água. Seja pela manhã, para começar bem o dia, seja depois do almoço, para afugentar a preguiça, ou até mesmo no fim da tarde, antes da faculdade, da academia ou do cursinho, poucas pessoas conseguem passar o dia sem pelo menos uma xícara fumegante de café. Mas você sabia que, além de delicioso, o café é bom para a memória?

E para te dar ainda mais motivos para amar seu cafezinho, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para consumir sua bebida favorita sem remorso e com ainda mais prazer. Confira!

A rica complexidade do café

Além da conhecida cafeína, já foram identificadas mais de mil substâncias químicas presentes no café, algumas delas, inclusive, em quantidades bem mais abundantes que a cafeína, como é o caso dos ácidos clorogênicos.

Entre todas essas substâncias, podemos encontrar uma série de compostos voláteis (responsáveis pelo aroma e sabor do café), antioxidantes (que combatem os radicais livres), aminoácidos, minerais e óleos essenciais.

Devido essa rica complexidade, ainda não se sabe ao certo quais substâncias são responsáveis especificamente por cada um dos muitos benefícios da ingestão de café. É certo, entretanto, que quem consome a bebida de forma moderada e regular obtém benefícios significativos para a saúde, como veremos mais adiante.

Cafeína e memória

Um recente estudo publicado na revista Nature Neuroscience demonstrou que o café é bom para a memória ao relatar um experimento realizado com mais de cem participantes. No estudo, as pessoas olharam para várias imagens e, em seguida, tomavam um comprimido. Metade do grupo recebeu comprimidos com cafeína equivalentes a uma xícara de café, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Depois de 24 horas, aqueles que haviam consumido a cafeína apresentavam uma capacidade visivelmente maior de lembrar de pequenos detalhes nas imagens do teste do que os participantes que receberam o placebo.

Ainda segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez que um estudo científico comprova uma ação direta da cafeína na capacidade de concentração e retenção de informações em seres humanos.

Consumo ideal

Entretanto, para aproveitarmos ao máximo os benefícios do café, é importante observarmos alguns detalhes quanto à quantidade e mesmo ao momento ideal para desfrutar sua bebida. Isso porque estudiosos da Universidade de Boston concluíram que a cafeína surte seu melhor efeito sobre a memória e a atenção em momentos diferentes do dia, a depender da idade de quem a consome.

De acordo com os pesquisadores, jovens adultos se beneficiam mais do consumo de café logo pela manhã, quando ainda não estão totalmente despertos. Já pessoas mais velhas devem priorizar o consumo no período da tarde, quando costumam sentir sinais de cansaço após as atividades do dia.

Além disso, mesmo podendo ser consumida em todas as fases da vida, a ingestão diária de cafeína por um adulto normal não deve ultrapassar 500 mg — cerca de seis xícaras. Abaixo desse limite, não há perigo algum para a saúde.

Outros benefícios

Além de aumentar nossa capacidade de concentração e foco e potencializar a memória, a ingestão constante de café traz ainda outros benefícios para a saúde:

  • proteção das células do fígado contra a cirrose hepática;
  • redução dos níveis de mau colesterol (LDL), sobretudo no café filtrado;
  • redução da incidência de diabetes tipo 2;
  • diminuição da incidência de doença arterial coronária.

Como você pode ver, beber café todos os dias não só é uma delícia, como também faz um bem tremendo!

Agora que você já sabe que o café é bom para a memória, veja 9 benefícios que comprovam que a sua bebida favorita pode ser um excelente aliado da sua saúde!

0
Connecting
Please wait...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Deixe um recado.

* Seu nome
* Email
* Mensagem
* Telefone
Vamos começar!

Precisando de ajuda? Economize tempo falando diretamente com nossos atendentes.

Seu nome
* Email
* Como podemos ajudar
Estamos online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

Como foi o seu atendimento!

Pin It on Pinterest